Risa começa a utilizar caminhões pentatrem em suas operações no Maranhão
Cinco implementos, trezes eixos, 50 metros de comprimento e 130 toneladas de Peso Bruto Total Combinado. Esses são os conjuntos pentatrem, que começaram a ser usados recentemente pelo Grupo Risa que atua no agronegócio, como forma de acelerar o transporte da safra colhida no campo para as unidades de estocagem. Esse tipo de veículo não roda em rodovias públicas, apenas dentro das áreas de plantio da empresa. As informações são do Rafael Brusque.
O uso de composições tão grandes se tornou necessário após a empresa começar a utilizar colheitadeiras Case IH Axial Flow 9250, com plataformas de 62 pés. No ano passado, a Risa havia investido na compra de 50 tritrens basculantes e 50 caminhões para o transporte da colheita, e, mesmo com o investimento, viu a necessidade de uso de veículos com mais capacidade de carga.
Foram colocados em operação cerca de dez pentatrens, acoplados a cavalos-mecânicos MAN TGX 440. Um dos veículos é conduzido pelo caminhoneiro Paulo Jorge Corrêa de Oliveira, o QRA Buffalo, que nos contou um pouco da sua rotina nas estradas das fazendas Risa.
“Comecei na profissão em 2005, mas sou novo na empresa Risa. Assim como eu, cerca de 300 motoristas trabalham com caminhões de nove eixo, os tritrens. O pentatrem foi uma novidade que a empresa criou para rodagem interna na colheita, devido a demanda de suas colheitadeiras, que são equipadas com as maiores plataformas do mundo”, disse o caminhoneiro.
Ele afirma que, apesar do caminhão ser longo, a operação não difere muito de outros veículos longos, sendo apenas necessário um maior espaço para manobra, principalmente na entrada e saída das balanças.
Mesmo com o comprimento total de cerca de 50 metros, algumas vezes são necessárias manobras curtas em marcha-à-ré, principalmente no momento do descarregamento.