Diante da urgência na prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Estreito através da Secretaria de Saúde está montando uma estrutura para os possíveis casos de coronavírus (COVID-19).
A antiga UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que estava até então fechada por falta de recursos do Estado e da União , está sendo preparada e equipada para o atendimento aos pacientes moderados e graves da COVID-19.
O município já conta com três Respiradores Pulmonares, e aguarda a chegada de mais dois, totalizando cinco Respiradores Pulmonares.
De acordo com o secretário de saúde, Dr. Cássio Batista, é de suma importância o município está com um local adequado e equipado para este momento da pandemia, segundo ele, a antiga UPA foi preparada tendo como principal objetivo a não propagação do vírus dentro do ambiente hospitalar, tendo em vista que diversos pacientes estão internados no Hospital Municipal de Estreito (HME), devido a essa preocupação e para evitar a contaminação dos pacientes, foi decidido isolar o atendimentos aos casos do COVID-19, para proteger a população do município.
“Precisamos estar preparados para enfrentar o vírus, estamos trabalhando muito para evitar, mas se precisar temos uma estrutura. Essa é uma questão muito séria, pois envolve o bem maior que é a vida, por isso todo cuidado é pouco.” Disse Cássio Bastita.
Apesar da estrutura equipada e preparada, a Coordenadora de Enfermagem, Andréia Teixeira, afirma que é importante a população continuar em isolamento social, para diminuir o risco da propagação do vírus.