Secretaria de Saúde de Porto Franco emite nota sobre caso investigado da morte de criança envolvendo possível bactéria
A Secretaria de Saúde de Porto Franco, emitiu uma nota pública sobre a morte de uma criança, que pode estar relacionada com a contaminação pela bactéria Streptococcus.
De acordo com a nota, a Secretaria de Saúde de Porto Franco, informa que o caso segue em investigação e aguarda o resultado do laudo, que deve ser emitido pelo Serviço de Verificação de Óbito ( SVO ) do Estado do Maranhão.
A nota também informa, que a solicitação de investigação da causa da morte, foi solicitada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS do Estado de Minas Gerais.
A MORTE
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou uma morte de uma criança, no Maranhão, que tem suspeita de ter sido provocada pela bactéria Streptococcus, que pode causar desde infecção urinária até endocardite (inflamação das estruturas internas do coração).
De acordo com a SES, a criança apresentou início de sintomas no dia 3 de outubro, no município de São João Del Rei- MG e, no dia 5 de outubro, a família realizou viagem para o Maranhão, tendo a criança melhorado o quadro.
No dia 7 de outubro, a mãe procurou atendimento médico em unidade hospitalar na cidade de Porto Franco, no Maranhão. A criança foi medicada, avaliada e recebeu alta.
No dia 8 de outubro, no entanto, a criança retornou ao hospital com piora do quadro, realizou exames mas logo evoluiu a óbito.
A BACTÉRIA
No município de São João del-Rei em Minas Gerais, as aulas foram suspensas, após a morte de três crianças, que podem estar relacionados à contaminação por bactérias Streptococcus.
As crianças tinham 3, 9 e 10 anos de idade. As mortes ocorreram no período de um mês.
As crianças que morreram tiveram sintomas como febre e dor de garganta.
A Streptococcus sp. alfa-hemolítico pode causar infecções na garganta, no ouvido e na pele, e os quadros podem evoluir para febre reumática, insuficiência renal e síndrome do choque tóxico.
A forma de transmissão é a mesma: gotículas contaminadas que chegam ao outro via contato próximo como beijos, espirros e tosses.