Buscar
Maranhão

Secretário de Saúde confirma que o Maranhão tem o menor número de médicos por habitantes do Brasil

Redação

Secretário de Saúde confirma que o Maranhão tem o menor número de médicos por habitantes do Brasil

O secretário estadual de saúde, Carlos Lula em entrevista ao Bom dia Mirante, revelou uma dificuldade na criação de novos leitos no Maranhão. Segundo ele, o estado tem o menor número de médicos por habitantes do Brasil.

“Um dado hoje objetivo é que infelizmente temos poucos médicos. Somos o pior estado em proporção de médicos por habitantes no país. Isso não é ideologia. Isso é um dado posto. A gente precisa de mais médicos para nos ajudar a enfrentar a doença, porque o número de profissionais que temos é hoje se revela insuficiente. Seja para o setor público, seja para o setor privado.”, afirmou.

O secretário também, anunciou, que além do aumento de leitos na Região Metropolitana de São Luís, epicentro da doença no estado, a busca será por novas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em cidades distantes da capital, devido o aumento do numero de casos no interior do Maranhão. De acordo com Carlos Lula já existe uma programação e cidades escolhidas para o aumento destes leitos.

“Hoje para o combate a Covid temos 1075 leitos exclusivos para Covid-19. Esses leitos serão ampliados. A gente vai ganhar mais leitos hoje (quarta-feira) no Hospital Carlos Macieira e vamos ter mais leitos exclusivos no interior do estado. Nossa programação é para cidade de Coroatá, Santa Inês, Pinheiro, Balsas, Imperatriz, então nossos hospitais macrorregionais vão se voltar também para o interior do estado. Para que a gente tenha uma maior rede e uma maior capilaridade no combate a pandemia. A gente acredita que no domingo (17) já receberemos pacientes no hospital de campanha de São Luís e no sábado (16) no hospital de campanha de Açailândia.”, disse.