Aconteceu nesta segunda-feira (6), no plenário da Câmara Municipal de Estreito, a Sessão Solene que marca o retorno dos Vereadores a Câmara após um período de recesso, dando continuidade no calendário Legislativo.
Estavam presentes os vereadores, Sabrina Passos, Amaral Villar, Manoelzinho do Didico, Carlito da Linha, Joacy, Helismar Moreira, Jailson Salazar, Pedro Pacheco e o Presidente Tavane Firmo; o prefeito, Cícero Neco, além de secretários e demais convidados.
Confira o resumo do discurso de cada Vereador nesta Segunda Feira:
VEREADOR JOACY:
Embora em recesso, jamais deixamos de desempenhar nossas funções, sempre defendendo nossa população. Fala-se muito em união, e isso não falta nesta casa, até porque essa palavra é soberana quando se trata do legislativo. A principal união que temos que nos preocupar nesta casa é a união com o povo, independente de política ou de agradar alguém, sendo assim sempre do lado da população!
VEREADOR PEDRO PACHECO:
Podemos errar, mas em favor do povo, mas sempre tentando acertar. Nossa função é defender os anseios da sociedade e não somos perfeitos.
VEREADOR HELISMAR:
Retorno com o mesmo entusiasmo e dedicação, quanto aos projetos de lei, pelo que me consta, não existe projeto com urgência para ser votado, portanto não existe pressa para qualquer votação e os assuntos serão apreciados e submetidos ao crivo jurídico, para fazermos o melhor para a população. Helismar afirmou que a eleição da mesa não criou nenhum clima ou saia justa entre os vereadores, embora houve uma divisão clara. Segundo ele as divergências servem para o crescimento e estreitamento das relações e para mostrar que dentro do legislativo não tem combinação.
VEREADOR MANOEL DO DIDICO:
Agradeceu pela presença de todos e falou que os Projetos de Lei que forem contra o povo ou desagradem a população, também serão contra os vereadores e não terão sua aprovação. Ressaltou que a derrota de Amaral Villar na eleição para Presidência apenas representa que a democracia existe nesta casa de leis, e que os vereadores agem conforme sua consciência, não por amizade ou manipulação.
VEREADORA SABRINA PASSOS:
Sabrina afirmou que na Câmara ninguém faz nada escondido, dizendo que houveram muitos boatos nas ruas e internet, sendo que estes tentam denegrir os vereadores, mas que foi e será em vão tal tentativa. A vereadora disse que nunca houve nenhum projeto de privatização do SAAE (referindo-se ao projeto de lei de criação do órgão que tramita na casa), afirmando que jamais os vereadores irão votar contra a população. Citou a entrega de obras no sertão, ocorrida neste último final de semana, ressaltando o importante trabalho desenvolvido pela atual gestão do prefeito Cicero Neco.
VEREADOR CARLITO DA LINHA:
Agradeceu a todos pela presença e disse que os vereadores têm que ter paciência e sabedoria por tantos boatos que andam circulando livremente em redes sociais e Whatsapp. Segundo o vereador, as pessoas deveriam primeiro aguardar o desenrolar das coisas antes de dar palpite ou criticar, ressaltando sua revolta para com pessoas maldosas que tentam prejudicar os agentes políticos e acabam atrapalhando o trabalho de todos.
VEREADOR JAILSON SALAZAR:
Agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância da participação popular nos trabalhos da Câmara. Ele afirmou que o respeito entre os vereadores é algo muito importante, mas que diferentes opiniões não podem ser interpretadas como algo negativo, pois a Câmara é constituída de treze vereadores exatamente para haver divergência de opiniões, fortalecendo assim a democracia.
PREFEITO CICERO NECO:
Esteve presente na sessão o prefeito Cicero Neco que fez uso da palavra, aproveitando para ressaltar que o executivo sempre estará do lado da população e que ele se coloca à disposição para esclarecer qualquer boato ou mal-entendido.
TAVANE FIRMO:
Finalizando a sessão o vereador Tavane Firmo fez uso da palavra e deixou claro seu interesse em receber a população na Câmara, afirmando que a casa é do povo. Tavane ainda disse que a Câmara de Vereadores deve cumprir seu papel democrático, onde o debate sempre será saudável e as divergências respeitadas.