O site DivulgaCand (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais) do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi atualizado netse sábado (1º) e já mostra a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano com a situação como “indeferida”. Em sessão que durou mais de dez horas e terminou nesta madrugada, a Justiça Eleitoral barrou a possibilidade de Lula ser candidato, por causa do enquadramento na Lei da Ficha Limpa.
O ex-presidente está preso em Curitiba desde o dia 7 de abril, depois de ser condenado em segunda instância pelo caso do apartamento tríplex no Guarujá, na Baixada Santista. No site, o candidato é dado como “inapto”, o que significa que ele “não reuniu as condições necessárias ao registro” e, assim, fica impossibilitado de concorrer.
O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), está registrado como vice ou suplente de Lula. Apesar da decisão do TSE, pela manhã Haddad afirmou que a chapa está mantida.
Haddad disse que a defesa deve recorrer da decisão e que isso será debatido com o ex-presidente na segunda-feira (3).