Ícone do site Enquanto Isso no Maranhão

Suplentes de deputados assumem em definitivo após eleições para prefeito no Maranhão

As eleições municipais de 2024 provocaram mudanças significativas na configuração política do Maranhão, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal. Com a eleição de quatro deputados estaduais como prefeitos, os suplentes das eleições de 2022 assumem agora os mandatos de forma definitiva, já que os titulares renunciaram aos cargos para ocupar as prefeituras.

Na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), quatro novos deputados estaduais foram empossados: Édson Araújo (PSB), substituindo Rafael, eleito prefeito de Timon; João Batista Segundo (PRD), que entrou no lugar de Juscelino Marreca, agora prefeito de Santa Luzia; Catulé Júnior (PP), ocupando a vaga de Rildo Amaral, eleito prefeito de Imperatriz; e Keké Teixeira (MDB), que assume no lugar de Roberto Costa, novo prefeito de Bacabal.

Apesar de já serem oficialmente deputados estaduais, os novos parlamentares só iniciarão suas atividades no dia 3 de fevereiro, com o fim do recesso parlamentar e a posse da nova Mesa Diretora da ALEMA.

Câmara Federal

No cenário federal, o advogado e líder comunitário Ivan Júnior (União Brasil) tomou posse como deputado federal pelo Maranhão, consolidando mudanças também na bancada maranhense na Câmara dos Deputados. Ivan assume a vaga deixada pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, após o primeiro suplente, Dr. Benjamim, ser eleito prefeito de Açailândia.

Ivan Júnior, que recebeu 6.647 votos nas eleições de 2022, se torna o primeiro morador da Região Itaqui-Bacanga, em São Luís, a ocupar uma cadeira na Câmara Federal.

Sair da versão mobile