O resultado das eleições para composição da Câmara Municipal de Paulino Neves apontou uma candidata a vereadora pelo partido PODEMOS que não obteve nenhum voto nas eleições 2020. Em função disso, a suplente de vereadora, Maria Antônia (REPUBLICANOS), ajuizou uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, visando apurar eventuais fraudes eleitorais relacionadas à cota de gênero. Se comprovadas as irregularidades, o partido PODEMOS pode perder todas as três cadeiras conquistadas.
“A Lei Eleitoral, no artigo 10, parágrafo 3º, prevê a diversidade de sexos, pelo menos 30% das candidaturas de cada partido devem ser de mulheres,” infelizmente existem casos em que as próprias mulheres não sabem que estão sendo lançadas como candidatas laranja. “É preciso pensar nos casos em que os partidos prometem apoio às candidatas, mas é um apoio que nunca chega, deixando as candidatas abandonadas no curso das eleições”.
Vale lembrar que no ano de 2019 o Tribunal Superior Eleitoral cassou seis vereadores da cidade de Valença-PI devido o mesmo motivo, a utilização de candidaturas laranjas para completar o percentual feminino assegurado por lei.
Os vereadores eleitos, Júnior Lobato, Ícaro Barros e Izaque Carvalho, todos do PODEMOS, estão perdendo o sono.