Um homem, de 53 anos, foi preso na cidade de Grajaú, no Sul do Maranhão, acusado de matar o próprio sobrinho, um menino de 10 anos de idade, em abril de 2011. O crime foi praticado na cidade de Araguatins, no Estado do Tocantins.
O suspeito foi preso na tarde dessa terça-feira (19), pela Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Grajaú, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Criminal da Comarca de Araguatins.
De acordo com as investigações, o crime aconteceu após uma discussão familiar, quando Geremias dos Santos Alves acabou sendo morto a golpes de faca pelo próprio tio. Depois do crime, o suspeito fugiu da cidade.
O foragido só foi localizado 12 anos após o homicídio, em uma carvoaria, situada no povoado Ponto da Nega, em Grajaú, após trocas de informações entre as polícias Civil do Tocantins e Maranhão.
O homem foi conduzido até a Delegacia de Grajaú e, após os procedimentos legais cabíveis, foi encaminhado ao presídio da cidade e está à disposição do Poder Judiciário do Tocantins.
A prisão foi realizada durante a “Operação Paz”, que tem como objetivo intensificar as investigações e elucidar crimes praticados contra a vida em 12 estados da Federação.
De acordo com informações da Polícia Civil do Tocantins, o crime foi praticado na noite do dia 17 de abril de 2011, quando o tio, acompanhado de familiares, teria passado em frente à casa da vítima, no Projeto de Assentamento Califórnia, e teria iniciado uma discussão com uma sobrinha, que caminhava com eles.
Durante a briga, a jovem começou a gritar por socorro, foi quando Geremias saiu da rede em que estava e foi tentar defender a prima. Nesse momento, o tio teria sacado uma faca e golpeado o sobrinho.
Geremias ainda foi socorrido, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu.