Um homem identificado como José Fábio Pereira Domingos, conhecido por Fabinho, ex-funcionário da empresa SLC Agrícola em Tasso Fragoso, no Maranhão, sofreu uma tentativa de homicídio, logo depois de gravar um vídeo em que denúncia a situação precária e com características de trabalho degradante, trabalho análogo à escravidão, conforme descrita na gravação que circula nas redes sociais.
De acordo com informações, ele sofreu a tentativa de homicídio nesta quarta-feira (07), quando estava em um posto de combustível. Ele foi socorrido por uma equipe do SAMU, com uma perfuração no abdômen e um corte no braço direito, sendo levado para um hospital em Balsas.
No vídeo gravado pela vítima antes do crime, demonstra que a empresa e a fazenda são suspeitas de praticas de atos análogos à escravidão, como diz os termos do artigo 149 do Código Penal, que são elementos que caracterizam a redução a condição análoga à de escravo: a submissão a trabalhos forçados ou a jornadas exaustivas, a sujeição a condições degradantes de trabalho e a restrição de locomoção do trabalhador. Ele também afirmou no vídeo que foi orientado deixar o local sob ameaças.
O caso deve ser investigado pelo órgãos competentes entre eles o Ministério Público do Trabalho e Polícia Civil.