Buscar
Itapecuru-Mirim

Tremor de terra no Maranhão pode ser resultado de terremoto no Equador

Redação

Tremor de terra no Maranhão pode ser resultado de terremoto no Equador

Um tremor de terra foi sentido, neste sábado (18), por volta das 22h30, em Itapecuru-Mirim, cidade a 108 km de São Luís. De acordo com a Defesa Civil do Estado, a atividade não apresentou riscos à população do município, devido a intensidade fraca.

O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) informou que o abalo foi registrado pelo laboratório sismográfico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis UFRN). Além do Maranhão, o fenômeno também foi registrado nos estados de São Paulo e na Bahia.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), informou que a atividade sísmica foi, provavelmente, uma ressonância do tremor de terra ocorrido no Equador. O tremor de magnitude 6,8, foi registrado no sábado e deixou, ao menos 13 pessoas mortas e 120 feridas.

O Corpo de Bombeiros explicou que, o evento sísmico ocorrido no Equador, têm o potencial de gerar uma desorganização na litosfera (camada sólida da terra), podendo reverberar seus efeitos em outras cidades, principalmente, aquelas localizadas na placa tectônica Sul-Americana, onde o terremoto aconteceu e é o caso do município maranhense.