Um tripulante de nacionalidade filipina foi internado em hospital da rede privada de São Luís após apresentar sintomas da Covid–19. O homem, que não teve sua identidade revelada, está sendo monitorado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O filipino é tripulante do navio Navius Sagittarius, saído da África do Sul em 31 de julho e está há 10 dias na área de fundeio da baia de São Marcos.
De acordo com a SES, o tripulante foi trasportado de helicóptero até o hospital, onde segue em isolamento. Ainda segundo a Secretaria, uma amosta sanguínea do tripulante será analisada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN).
O caso será acompanhado pelo Centro de Informações Estratégias de Vigilância em Saúde (CIEVS) e pela Superintendência e Vigilância Sanitária (Suvisa) em parceria com a Anvisa.
Variante Delta
Anteriormente, em maio deste ano, um tripulante do navio MV SHANDONG DA ZHI, de nacionalidade indiana, faleceu após complicações da covid-19. Exames positivaram para a variante Delta do novo coronavírus.
Segundo um estudo que teve participação de pesquisadores ligados à Organização Mundial de Saúde (OMS) e ao Imperial College, a variante Delta pode ser a mais contagiosa entre todas as cepas já sequenciadas até o momento.