Buscar
Maranhão

TSE aprova federação que une no mesmo palanque Márcio Jerry e Adriano Sarney no MA

Redação

TSE aprova federação que une no mesmo palanque Márcio Jerry e Adriano Sarney no MA

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite de terça-feira (24) a criação da federação partidária formada por pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Verde (PV), que se chamará Federação Brasil da Esperança e é a primeira agremiação do tipo aprovada pela corte eleitoral.

Com a aprovação, feita por unanimidade na corte, os três partidos atuarão como um único ente partidário pelos próximos quatro anos, não podendo, por exemplo, apresentar candidatos concorrentes para cargos majoritários. Os partidos também atuarão como um só no Congresso Nacional.

No Maranhão, a federação vai manter no mesmo palanque, adversários históricos desde a saída do grupo Sarney do poder. Márcio Jerry (PCdoB) um dos homens de confiança de Flávio Dino e Adriano Sarney (PV), único membro da família Sarney com mandato e Francimar Melo do (PT).

Diferença entre Federação e Coligação Partidária

As coligações partidárias são alianças que partidos fazem para aumentar as chances de vitória em uma eleição. As coligações têm uma natureza apenas eleitoral e temporária, ou seja, são realizadas somente no período das eleições e para cargos majoritários (presidente, governador, senador e prefeito). Após as eleições, as coligações são extintas.

Já no caso das federações partidárias, dois ou mais partidos políticos podem se integrar como se fossem um único, e essa união vai durar até o fim do mandato dos candidatos dessa federação partidária.

Dessa forma, a principal diferença é o caráter permanente. A obrigação legal de permanecerem na federação por pelo menos quatro anos faz com que somente partidos com uma boa afinidade ideológica e de programas busquem se unir para uma atuação conjunta, tanto legislativa, quanto nas eleições, por meio desse instituto jurídico.