A Secretaria de Saúde do Maranhão confirmou que o estado tem transmissão local da varíola dos macacos. Durante coletiva de imprensa, realizada sexta-feira (12), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, e a sua equipe técnica, detalharam o cenário da varíola dos macacos (Monkeypox) no Maranhão.
“Como tecnicamente não teve histórico de viagem, a gente tem que diagnosticar como transmissão comunitária”, afirmou o secretário na coletiva de imprensa.
De acordo com ele, sete municípios maranhenses possuem casos suspeitos que continuam sendo investigados. Os pacientes são dos municípios de São Luís (2), Timon (2), Barão de Grajaú (1), Bela Vista do Maranhão (1), Buriticupu (1), Paraibano (1) e Tutóia (1). Todos estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados pelas secretarias de saúde municipais e pela estadual. A faixa etária entre 9 e 38 anos, sendo oito do sexo masculino e um do sexo feminino.
Na última quarta-feira (10), o primeiro caso positivo da varíola dos macacos (Monkeypox) no Maranhão, foi confirmado. De acordo com a Secretaria de Estado e Saúde (SES), o caso positivo confirmado é de um homem, de 42 anos, residente em São Luís, com comorbidades e sem histórico de viagem.
O paciente segue acompanhado pela equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira e o seu quadro clínico permanece estável. Está sendo feito o rastreamento das pessoas com que o paciente confirmado com a doença teve contato. A transmissão foi classificada como comunitária, uma vez que ele não teve histórico de viagem.