Uso de máscara será obrigatório no MA, comércio e instituições de ensino devem reabrir em maio
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou novas ações de combate ao coronavírus (Covid-19) no Estado, em coletiva de imprensa, realizada de forma online, na manhã desta segunda-feira (20), em São Luís.
Dino, ampliou o decreto de restrições que terminaria nesta segunda-feira (20) até o dia cinco de maio. Segundo o governador, um novo decreto será editado, ainda nesta segunda-feira (20), mantendo até dia cinco de maio o fechamento dos serviços não essenciais, como bancos e o comércio até o dia 5 de maio e para as instituições de ensino foi prorrogado até o dia 12 de maio a suspensão das aulas.
No novo decreto do Governo do Maranhão o uso de máscaras passa a ser obrigatório em locais públicos e ambientes de livre acesso.
Dino também anunciou a entrega de novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 e o aluguel de um hospital particular.
Foi divulgado ainda durante o pronunciamento do governador, ações no interior do Maranhão prometendo a abertura nas próximas semanas de um hospital em Lago de Pedra e outro em Santa Luzia do Paruá. Está sendo feito ainda um estudo sobre a instalação de um hospital de campanha na cidade de Açailândia em parceira com uma empresa privada.
“Lamentavelmente, de modo inusitado, há uma polêmica na cidade de Açailândia quanto a receber ou não esse hospital. Nós não queremos polêmica. Mas estamos acompanhando essa polêmica. Vamos consultar hoje as lideranças políticas da cidade e, se a decisão for de não receber o hospital, nós vamos alocar em outra cidade”, revelou o governador do Maranhão.
“Para que seja possível a abertura do comércio no dia cinco de maio é preciso seguirmos as medidas sanitárias necessárias”, alertou.