Aprovação de um Projeto de Lei autorizando a Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes a contrair um empréstimo de até R$ 20 milhões, tem revoltado os moradores do pequeno município e dividido a Câmara Municipal.
Santo Antônio dos Lopes é considerado um dos municípios mais ricos do Maranhão, graças a extração de gás natural no solo da pequena cidade. Mesmo diante das cifras milionárias que o município recebe todos os meses, o prefeito Bigu de Oliveira enviou a Câmara do município o projeto pedindo autorização para contrair o empréstimo.
O Projeto de Lei foi aprovado em uma sessão a portas fechadas. De acordo com cinco vereadores que votaram a favor, eles afirmam que foram enganados pelo prefeito e pelo presidente da Câmara.
Segundo eles, o gestor teria alegado que necessitava da aprovação da PL para liberação de um dinheiro retido no valor de R$ 20 milhões. Porém só após aprovação, os vereadores descobriram que tudo não passou de uma armação.
Ao descobrir que não existia nenhum dinheiro retido e que tudo se tratava da aprovação de um empréstimo, os vereadores Mazim do Anajá, Raurício da Lagoa Nova, Antônio Biê, Gilmar Pereira e Orny Lima protocolaram uma denúncia no Ministério Público, relatando os fatos e afirma ser vítimas do prefeito e do próprio presidente da casa legislativa.
O clima na cidade é de revolta da população, que classifica o empréstimo desnecessário ao município.