Na manhã desta quarta (23), o vice-governador Carlos Brandão se filiou oficialmente no PSB, depois de ter passado pelo PRB, que virou Republicanos, e o PSDB, por duas vezes. No Maranhão, o PSB é presidido pelo governador Flávio Dino.
A solenidade contou com a presença de outros pré-candidatos e também do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ex-integrante do PSDB, por 33 anos, período em governou São Paulo por quatro vezes.
A ida de Brandão para o PSB faz parte de uma construção política, que começou com a mudança do governador Flávio Dino, do PCdoB para a legenda socialista. Já Alckmin, rompeu com o PSDB depois que o governador João Doria assumiu o papel de pré-candidato a presidente da República.
Sem o espaço que pretendia no partido que ajudou a fundar, Alckmin se compôs com o PT, principal oponente dos tucanos em São Paulo, para tentar ser vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva na corrida à Presidência da República em outubro, contra o presidente Jair Bolsonaro e vários outros.
No Maranhão, Brandão espera receber o apoio de Lula, que preferiu não comparecer ao evento de sua filiação em SP.