Moradores de uma comunidade tradicional denunciam que tiveram suas casas incendiadas e demolidas, sendo obrigados a deixar suas terras durante a madrugada do último domingo (19), em São Benedito do Rio Preto, município localizado a cerca de 240 km de São Luís.
De acordo com informações, homens fortemente armados levaram alimentos, animais, tratores, invadiram casas e expulsaram alguns moradores da comunidade Baixão dos Rocha, que ocupa uma área de cerca de 600 hectares. Os moradores expulsos moram no local, há mais de 80 anos, 25 famílias que vivem da agricultura familiar e do extrativismo.
Os conflitos começaram em 2021, quando duas empresas iniciaram o plantio de soja na região. Segundo os camponeses, uma das empresas começou a ameaçar as comunidades rurais da cidade e a desmatar o território, sem licença ambiental para plantar soja.
O território onde vivem as comunidades é público, e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Interma) já identificou que as terras foram griladas. Já os produtores de soja entraram na Justiça com uma ação de reintegração de posse da terra para expulsar os moradores.
A região é reduto eleitoral da deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), Iracema Vale. Os moradores cobram dos órgãos do Estado, uma resposta imediata para as atrocidades que aconteceram no povoado.