O vídeo com o título de “TRINCHÃO É FORTE” em forma de “FUNK” do candidato a deputado federal, Trinchão (PSD), ganhou bastante repercussão em menos de 24 horas, o vídeo viralizou, se tornando uma febre nas redes sociais e em grupos de WhatsApp.
Filho de uma professora da rede pública de ensino, Trinchão morou na periferia de Salvador durante sua infância, adolescência e parte da juventude, onde enfrentou dificuldades financeiras, como a maioria dos brasileiros que lutam por uma oportunidade de uma vida digna. Estudou em escolas públicas do Ensino Fundamental e, como bolsista, frequentou escolas particulares no Ensino Médio. Aos 16 anos, ingressou no curso de Engenharia Civil e, enquanto estudava ajudava na renda familiar como professor particular de física e matemática. Logo depois, iniciou sua carreira em uma das maiores construtoras do país. A partir daí, Trinchão mostrou toda a sua competência e talento e foi ganhando espaços cada vez mais importantes na vida pública.
PREPARADO
Graduado no curso de Engenharia Civil (UFBA)
Pós – graduação em Contabilidade Avançada (ESAF)
Pós- graduação em Administração Tributária (UFSC/UEMA)
Pós – graduação em Direito Tributário (FACAM)
Graduado no curso de Direito (UNICEUMA)
Pós – graduação em sistemas e técnicas avançadas em internet e intranet (Uniceuma)
Pós – graduação em administração financeira Yhacienda Pública (Espanha)
Tornou-se Mestre en Administración Financeira y Hacienda Pública
Mestrando em Ciência Jurídica
Pós – graduação em Gestão Pública (UCDB)
O QUE TRINCHÃO JÁ FEZ PELO MARANHÃO
ProMaranhão
Enquanto esteve no cargo de secretário de Estado da Fazenda, Trinchão criou o maior programa de atração de indústrias para o estado, que já garantiu a instalação de mais de 50 indústrias e agroindústrias no estado e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos para os maranhenses.
FPE (Fundo de Proteção dos Estados)
Lutou pelo Maranhão no cenário nacional, quando esteve à frente do CONFAZ, pois participou de diversos debates e audiências públicas para defender um modelo de desenvolvimento regional e acompanhou diretamente as discussões e na elaboração de propostas que evitaram que o Maranhão perdesse repasses de mais de 1 bilhão e trezentos milhões de reais por ano. Dentre as propostas de Trinchão, estão às novas regras para o calculo, repasse e controle das liberações do FPE.
Suzano Papel e Celulose
Trinchão foi um dos grandes articuladores no Maranhão para a criação de polos de desenvolvimento, como a instalação da fábrica da Suzano, Papel e Celulose, uma das maiores do mundo.
Incentivos ao esporte e à cultura
Trinchão foi coautor da Lei de Incentivo ao Esporte no Estado, que vem viabilizando importantes projetos do nosso esporte. Na mesma linha, a Lei de Incentivos à Cultura é o principal instrumento de apoio às nossas manifestações artísticas e culturais, incluindo o bumba-meu-boi e o carnaval.
Ministério das Cidades
No Ministério das Cidades, Trinchão não mediu esforços para viabilizar projetos nas áreas de saneamento, habitação e mobilidade urbana para o Maranhão. Trabalhou para trazer investimentos e defendeu a ampliação de projetos que impulsionaram o crescimento social de nossas cidades e de todo o estado.
Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC)
Como subsecretário de Conselhos e Comissões do MCTIC, Trinchão trabalhou para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país. O programa Internet Para Todos foi uma dessas conquistas para a inclusão digital no país, fundamental para a democracia no acesso às informações e ampliação da perspectiva e qualidade de vida das pessoas nas regiões mais distantes do Brasil.